.

terça-feira, 13 de março de 2012

Contagem de Carboidratos

Hoje o João Pedro começou efetivamente com a contagem de carboidratos, ainda está na fase lua de mel, não sabemos até quando, mas suas glicemias ultimamente estavam bem "maluquinhas" como ele mesmo disse. Então sentimos essa necessidade, lógico que temos a orientação do Endocrinologista e da Nutricionista, ninguém pode começar uma contagem sem orientação médica.

O legal é que o João adorou a ideia, pois um leque se abriu na alimentação, tudo com moderação e disciplina é claro e eu como mãe que fiquei com as "continhas" até que me sai bem por ser o primeiro dia, não achei nada complicado.

Mas afinal o que é contagem de carboidratos? É uma ferramenta utilizada para o controle da glicemia, onde calculamos as gramas de carboidratos dos alimentos ingeridos, para saber quanto de insulina ultrarrápida devemos aplicar, deve-se também levar em consideração o estilo de vida de cada pessoa, como atividade física, fator de sensibilidade a insulina, etc. Por isso é importante começar a contagem com o acompanhamento de seu profissional de saúde, pois somente ele poderá avaliar suas necessidades.

A contagem de carboidratos pode ser realizada por qualquer pessoa diabética e o legal é que a criança pode ingerir alimentos que contenham açúcar, desde que observamos a sua quantidade de carboidratos.

Tem um blog legal chamado Contando Carboidratos que todos que utilizam esse método deveria conhecer, tem muitas informações e uma tabela com muitttooosss alimentos e seus respectivos carboidratos por porção, ajuda bastante. Os autores são pessoas conhecidas, Carolina, Nicole,  DanyLuanaSarah e Nathalia.

Outra fonte que também é legal consultar é o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes

Bom é isso, mais um passo para uma melhor qualidade de vida junto ao diabetes!

4 comentários:

  1. Silvia, eu acho excelente a contagem de carboidratos mas te confesso que eu fiquei mais sem vergonha com ela e acabo comendo mais do que devia sabendo o quanto aproximadamente eu precisaria de insulina. Acabei engordando demais mas tambem é otimo no controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio!

      Estamos gostando da contagem, mas acho difícil o João engordar ele sempre foi magro!

      Abraços

      Excluir
  2. Silvia a contagem é otima.
    Sempre pensei assim ,pouco carboidrato pouca insulina ,muito carboidrato muita insulina.Com este metodo conhecemos melhor tudo que comemos.Funciona melhor.
    Beijos no pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia!

      Concordo com vc sobre o que falou da contagem e achei o método maravilhoso! Estamos nos virando super bem!

      Beijo pra vc e Dani

      Excluir