.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Qual a sua maior preocupação para o ano de 2013?

Antes de responder a essa pergunta, vou relatar sobre o priminho dos meninos, meu sobrinho de 5 anos e meio filho de meu irmão..

Enzo, Julio e João
Alguns dias antes do Natal meu irmão me procurou falando que achava que o Enzo [meu sobrinho] estava com diabetes.. que já tinha levado no médico, mas que o resultado dos exames só sairia após o Natal. Naquele dia o Enzo dormiu em casa, a única coisa que notei foi que emagreceu um pouco, a quantidade de idas no banheiro continua normal, mas a glicemia dele nessa noite que ficou comigo foi de 146, 140 e acordou em  jejum com  110 mg/dl. Querendo ou não a gente fica com a pulga atrás da orelha, pois já temos o histórico do João Pedro com dm1.

Os critérios para ser diagnosticado com diabetes tipo 1 são esses:


A glicada do Enzo foi de 6,0 [preocupante no meu ponto de vista..],  a Endocrinologista vai repetir os exames ainda neste mês de janeiro, ontem ele veio em casa brincar com os meninos e eu medi novamente, um pouco antes do jantar deu 165 mg/dl. Sinceramente espero que não seja diabetes.. mas se for mais uma criança que entra para as estatísticas..

Essa notícia saiu em vários lugares na internet: Casos de diabetes tipo 1 tem crescido entre as crianças, ainda não se sabe a causa e acredito que estamos longe de saber, mas é fato que tem aumentado e muito os casos de diabetes em crianças, tanto o tipo 1 quanto o tipo 2.

A minha preocupação não se deve somente ao fato desse aumento de casos, mas principalmente em como essas crianças serão cuidadas e atendidas.. A Educação em Diabetes é primordial para se ter um bom controle glicêmico e um futuro sem sequelas, mas sabemos que infelizmente a maioria das pessoas não são informadas adequadamente sobre isso.

Outro fator que me deixa de "cabelos em pé" é como essas famílias são orientadas e atendidas para receber insulinas e insumos num sistema que está cada vez mais precário e sabemos que poderá ocorrer a falta dos mesmos.

A minha preocupação maior para esse ano é essa.. não só em relação ao meu filho, ao meu sobrinho se for mesmo diagnosticado, mas em relação a todos que precisam e irão precisar de informações, insulinas, insumos, apoio e talvez não terão acesso a nenhum desses itens, é ou não é um caso para pensar, refletir e se preocupar.. Como será o futuro dessas crianças, jovens e adultos com diabetes?

6 comentários:

  1. eh bem isso... e os pais que sao analfabetos s.... fazem como? e a aceitaçao? e os insumos corretos? e os medos de quem deve trocar de insumo.... dificil viu....

    ResponderExcluir
  2. Mas diabetes tipo 1 quando começa aparecerem os sintomas já está num caso bem avançado, pois cerca de 80%do pâncreas já está falido. Mesmo assim vale investigar com certeza. Tomara que não seja, mas se for Bora cuidar. Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvia, meu JOão tem 8 anos e foi diagnosticado com diabetis há 10 dias. Ainda estou assustada. Seus relatos me conformam. O que vc ouve sobre Células tronco... será que não seria a hora, já que temos tantas crianças nesta situação, de fazermos um chamamento popular? o que pensa? Sorte ao Enzo. Rezamos por todos. Abraços. Isabel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, espero que o João esteja bem... O primeiro passo para um bom tratamento é a aceitação, cada pessoa tem o seu tempo e posso te dizer com toda certeza mesmo que esteja assustada o que é mais do que normal, pois um mundo novo entrou em sua vida, devagar tudo vai entrar nos eixos. Tudo vai ficar mais tranquilo com o tempo.. Fico feliz que posso te ajudar de alguma maneira com meus relatos.
      Olha Isabel sou sincera sobre o que perguntou nas células tronco, acredito que seja para o futuro sim, mas nada antes de 10, 15 anos ou mais, as pesquisas estão avançando mas ainda falta muito pra chegar lá, o que podemos fazer é instigar o investimento nas pesquisas.
      O meu foco são as tecnologias que garantem um bom tratamento do diabetes, esse sim está ao nosso alcance, e a Educação em Diabetes pra garantir um bom controle glicêmico.
      Tb torço pelo meu sobrinho, mas se com o tempo for diagnosticado vamos cuidar, assim como cuido de meu filho e vc agora cuida do seu!
      Amiga o que precisar, se tiver qualquer dúvida conte comigo.
      Acalme seu coração e dê tempo ao tempo, tudo ficara bem!
      Um beijo

      Excluir