.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Tipos de insulina

Faz um tempo vi esse post na página do Diabetes without fear - Diabetes sem medo, compartilhei na página do blog no Facebook, mas acho interessante deixar aqui também!

Existem 6 tipos diferentes de insulina e estas são diferenciadas como BASAL, BOLUS e MISTURA.

INSULINA BASAL – Pessoas sem diabetes produzem insulina 24 horas por dia, e essa produção é chamanda insulina basal. Indivíduos com diabetes, que não produzem insulina, devem injetar insulina basal para tentar mimetizar a fisiologia normal. Você precisa da insulina basal porque o fígado produz glicose quando você não está ingerindo alimento. Por exemplo, durante exercício físico, quando está dormindo e em jejum. Esta insulina tem um tempo de ação mais longo (16-24 h). Existem dois tipos de insulina basal: os análogos de ação longa e a insulina humana NPH. Geralmente é administrada uma ou duas vezes ao dia, dependendo do tipo de insulina basal.

INSULINA BOLUS – Você precisa desta insulina porque quando ingere alimentos, o nível de glicose no sangue aumenta. Neste caso você deve usar uma insulina de ação mais rápida, para reduzir o nível de glicose para um valor dentro da sua meta. A insulina bolus tem um tempo de duração de 4 a 6 h. Deve ser utilizada antes ou depois do café da manhã, almoço, jantar ou lanche, dependendo do tipo usado. Existem dois tipos de insulina bolus: os análogos de ação ultra-rápida e a insulina Regular humana.

MISTURA DE INSULINA – Esta insulina possui insulina basal e bolus juntas no mesmo frasco. Existem dois tipos desta insulina: mistura entre análogos de insulina, e mistura entre as insulinas NPH e Regular humana. EX: Humulin ou Novolin 70/30 (70% é insulina NPH e 30% é insulina regular). Geralmente esta insulina é utilizada em pessoas com diabetes tipo 2.


6 comentários:

  1. A insulina regular e igual a insulina nph?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a insulina regular é uma insulina de ação rápida usada para cobrir o bolus alimentar, deve ser aplicada antes das refeições. A insulina NPH é uma insulina basal ou seja de ação lenta.

      Excluir
  2. Gostaria de saber mais informações sobre as opções de insulina ultra rápidas do mercado: humalog, novorapid e apidra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!
      Necessariamente o efeito dessas insulinas são os mesmos, o que vc precisa saber?

      Excluir
    2. É que pretendo começar a utilizar para fazer um controle mais refinado após as principais refeições. Queria saber elas tem princípio ativo diferente, qual seria mais recomendada, etc...

      Excluir
    3. Márcio, esses 3 tipos de insulina, tem a mesma ação, o que muda é somente o fabricante, aqui neste link da SBD vc encontra maiores informações, espero ter ajudado ;)

      http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/insulina

      Excluir