.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes -Protegendo nosso Futuro!

Novembro é carinhosamente chamado de Mês Azul, pois nesse período são intensificadas as  campanhas de prevenção e cuidados com o dm!

Para se ter um bom controle da glicemia no diabetes tipo 1 é necessário uma série de cuidados como já sabemos:

- ter uma alimentação balanceada e saudável;
- fazer exercícios físicos regularmente;
- medir a glicemia várias vezes ao dia;
- aplicar as doses corretas de insulinas;
- fazer os exames necessários a cada 3 meses;
- visitar o Endocrino e a equipe médica periodicamente.

No diabetes tipo 2  pode-se prevenir com alimentação e exercícios, que são peças-chave nesse caso.

O importante de se divulgar todo cuidado e prevenção é que  muito mais pessoas serão informadas, esse é o segredo a informação!

Só que infelizmente as informações não chegam nem a 1/3 das pessoas que necessitam dela, por isso que precisamos fazer barulho, nos unir, informar, divulgar, pra que muitos outros entrem nessa corrente, não somente agora, mas sempre!

O diabetes é uma doença crônica muito séria, ela em si não mata como muitos pensam, mas a falta de controle e prevenção sim.. se não cuidar, se não prevenir virão as tristes sequelas.

Uma coisa muito importante o diabetes não LIMITA, basta cuidar!

Agora a pergunta.. é fácil fazer tudo isso? Vou responder como mãe de uma criança dm 1, NÃO, não é, mas bem possível, cuidar, prevenir, tratar não é uma questão de escolha e sim de necessidade!!

Outro dia uma mãe postou no Facebook que temos que fazer assim: só por hoje minha glicemia está ótima, só por hoje vai ficar tudo bem! E sabe que analisando gostei desse pensamento, um dia de cada vez, um dia por vez e assim vamos seguindo..

Tem dias que bate um desespero, uma angustia, uma dor na alma.. ver meu filho tendo uma hipoglicemia ou uma hiperglicemia, não é fácil.. me deixa destruída.. nesses momentos choro sim, dá vontade de mandar tudo pelos ares.. pegar meu filho abraçar e desejar que nada disso tivesse acontecido.. isso também faz parte do diabetes, assim como da vida e posso sim me permitir esses sentimentos..

Mas são instantes.. me levanto sacudo a poeira e seguimos em frente.. a maioria das vezes tudo caminha bem, e o legal de tudo estou preparando meu filho para o futuro, ele vai saber que terá bons e maus momentos, mas vai estar preparado e superar!!

Hoje o João Pedro convive muito bem com o dm, está tendo uma percepção incrível de tudo que acontece com o seu organismo e tudo porque trabalhamos com ele a Educação em Diabetes, então é possível sim ser feliz com dm!!

Bom controle a todos.. e na maioria das vezes que nossa vida seja tranquila como esse mar azul!!

4 comentários:

  1. Sil, minha querida irmã de jornada DM!!!!como sempre, seus textos são inspiradores! Amei a parte do "só por hj"..... E tb saber que é normal ter momentos de fraqueza, tristeza e angustia , como tenho às vezes! Não é fácil ser forte todo o tempo!!!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinho Silvia, adorei a postagem,

    Vi também a citação do face "só por hoje" muito bacana.

    Bom controle p/ todos nós \o/

    Kellen, saudades suas, beijo na Marília tá,

    Silvia beijo grande e nos meninos

    Beijo p/ todo mundo,

    Audrey


    ResponderExcluir