Marília |
Existe uma relação direta entre a presença da diabetes e um maior risco à doença periodontal, que está diretamente ligada ao grau de controle do paciente diabético. A doença periodontal é causada por microorganismos que levam a um processo inflamatório local. Como a diabetes é uma doença que afeta a resposta do organismo, a doença periodontal passa a ter uma progressão mais rápida do que em pacientes não diabéticos. Estudos demonstram que a doença periodontal também pode afetar o controle da diabetes, ou seja, a relação entre diabetes e doença periodontal seria bidirecional. Isso é facilmente explicado, já que é sabido que qualquer alteração viral ou infecciosa desestabiliza os valores glicêmicos dos pacientes.
Por isso, tão importante quanto as visitas periódicas ao Endocrinologista, Oftalmologista, é o acompanhamento com o Cirurgião-Dentista, e uma comunicação entre esses profissionais. Dessa forma, o paciente diabético pode ser estimulado a ter um bom controle metabólico, uma boa higiene bucal e um monitoramento profissional periódico para evitar ou estabilizar a doença periodontal. Lembrando que os pacientes que mantêm um bom controle glicêmico devem ser tratados com a mesma abordagem utilizada para pacientes não diabéticos.
Da mesma forma que o controle glicêmico, com automonitorização é importante, também é o controle da saúde bucal. Uma boa dica são cuidados preventivos caseiros, por meio de uma boa higiene bucal: escovas macias e trocadas de 2 em 2 meses, fio dental, creme dentais, enxaguatórios. Mas sem esquecer que visitas ao cirurgião-dentista, pelo menos 2 vezes ao ano, para pacientes bem controlados, e com maior frequência, para pacientes sem bom controle, são indispensáveis.
Marília |
No meu consultório, tenho um glicosímetro e sempre faço o teste de glicemia antes de qualquer procedimento em pacientes diabéticos. Se você vai para a consulta com seu dentista, lembre-se de levar o seu, pois nem todo dentista adota isso como rotina. Esclareça a ele o que fazer caso tenha uma hipoglicemia.... Não tenha vergonha...todo profissional de saúde deveria saber como agir, mas não é bem assim que acontece. Então, alimente-se normalmente antes de ir para sua consulta e informe todos os detalhes de seu acompanhamento a ele, mesmo que não te pergunte!
Kellen Cristina Mendes AzevedoCRO-MG 23558
Marília com 2 anos e meio escovando os dentinhos... quem faz o movimento é a cabeça, a escova fica paradinha!
Vale ler..
Desde pequenas as crianças devem ser orientadas sobre a importância da saúde bucal...principalmente as diabéticas.Aqui sempre tive esse hábito com a Marcela,mesmo antes do diagnóstico ela já sabia que tinha que escovar os dentes após as refeições...Agora com Diabetes foi só reforçar a ideia!!!
ResponderExcluirBeijo grande,Marília gatinha!!!