sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[BLOGAGEM COLETIVA 2] Alimentação saudável como fonte de vida

A alimentação saudável é tão importante como o ar que respiramos ou seja vital para a saúde.

Comece seu dia com um bom café da manhã, com uma alimentação equilibrada, isso fornecerá toda energia necessária para realizar as atividades durante todo o dia com mais disposição física e mental.

Com medidas simples incorporamos uma alimentação legal em nosso dia a dia. Agora você me pergunta, seu filho é portador de diabetes e tem restrição alimentar? NÃO de maneira nenhuma, a alimentação dele é a mesma que toda pessoa deveria ter, come de tudo com moderação. Temos espaço para as porcarias, mas muito de vez em quando, afinal somos humanos e quem nunca enfiou o pé na jaca alguma vez, então o que não pode é essas escapadelas virar rotina. Com uma alimentação saudável garantimos um futuro promissor e sem limitações.

Eis a cara do garoto diabetes, precisa falar algo mais?


O Ministério da Saúde tem um Guia Alimentar de Bolso com informações simples para o dia a dia com uma alimentação saudável, acompanhe algumas dicas.

1. Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. 

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

E ae vai adotar esse ritmo de vida saudável ou vai ficar de fora?!

 

Leia mais em:


Guia Alimentar de Bolso Ministério da Saúde

Portal da Saúde / MS

Blog Eu, Meu Filho e o Diabetes

Blog Eu e a Bete

Tenho diabetes tipo 1, e agora? 

Um comentário:

  1. sempre é bom encontrar novas dicas sobre a diabetes. obgd

    ResponderExcluir