.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

[BLOGAGEM COLETIVA 4] Contagem de Carboidratos



A contagem de carboidratos é uma terapia nutricional, onde contabilizamos os gramas de carboidratos consumidos nas refeições e lanches, com o objetivo de manter a glicemia dentro de limites convenientes. A razão pela qual contamos gramas de carboidratos é porque os carboidratos tendem a ter maior efeito no controle glicêmico.

Quando entendemos como contar carboidratos, temos uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o plano alimentar. E também, podemos controlar a glicemia mais exata.

A contagem de carboidratos pode ser utilizada por qualquer pessoa com diabetes, o carboidrato é o nutriente que mais rapidamente se converte em glicose.

As fontes de carboidratos são os pães, os cereais, as farinhas, as massas, as leguminosas, batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, mel, açúcares, biscoitos, leite e iogurtes, frutas e sucos, etc, estão presentes também no feijão ervilha, lentilha e soja juntamente com a proteína e com lipídios como em pizzas e sopas. Lembrando que os produtos industrializados também contém carboidratos, por isso é importante sempre consultar o rótulo.

Para descobrir quanto cada alimento contém de carboidratos, podemos utilizar a informação nutricional dos rótulos ou as tabelas de composição dos alimentos. Para calcular, verificamos quanto de cada alimento estamos consumindo em uma refeição e levantamos através das fontes, quanto de carboidrato cada um deles possui.

Para saber se a terapia está surtindo efeito é necessário o monitoramento constante das glicemias, principalmente no início do tratamento para que o médico possa ajustar a quantidade de carboidratos e a dose de insulina.

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo.

Contando Carboidratos


Fontes
Contagem de carboidratos auxilia no controle da glicemia
O que é Contagem de Carboidratos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário