sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[BLOGAGEM COLETIVA 3] Alimentação saudável é a base de nossa saúde - enfoque no DM2




  O diabetes tipo 2 é uma doença crônica no qual o organismo não produz suficiente ou utiliza inadequadamente a insulina necessária para que as células do corpo absorvam e possam aproveitar a glicose de modo adequado. Está mais frequentemente associado com a idade avançada, obesidade, histórico familiar da doença, falta de atividade física e algumas etnias. Existem milhões de pessoas com diabetes tipo 2 pelo mundo e a metade dessas pessoas não sabe que tem a doença.
 
O manejo do diabetes não se trata somente de controlar a glicose, mas da pessoa como um todo, mudar o estilo de vida não é fácil, mas é possível, basta encontrar o seu jeito de estabelecer uma rotina. Assim que você conseguir se organizar, perceberá que o tratamento do diabetes pode ser incorporado naturalmente no seu dia a dia.

Uma alimentação saudável ajudará você a atingir seus objetivos, anote quantas refeições você faz e os alimentos que você come diariamente, observe as quantidades de tudo que você come e bebe. Se você acha que precisa mudar muitas coisas para alcançar uma alimentação mais saudável, comece aos poucos, pela mudança que for mais fácil, um passo de cada vez.

Eis alguns passos de uma alimentação saudável para você começar:
1. Distribua os alimentos em 5 a 6 refeições.

2. Estabeleça horário para as refeições.

3. Evite os açúcares.

4. Diminua o consumo de gordura: dê preferência por  leite desnatado, queijos brancos, carnes magras, alimentos preparados com pouco óleo, evite frituras: use pouca quantidade de margarina, manteiga e requeijão.

5. Evite os alimentos salgados:  eles podem aumentar a pressão arterial, diminua o sal de cozinha, use temperos naturais, evite alimentos industrializados.

6. Prefira alimentos ricos em fibras: frutas com casca ou bagaço, verduras, feijão (leguminosas), arroz integral, pão integral, aveia em flocos, etc.

7. Consuma variados tipos de frutas e verduras: use sempre aqueles de cor intensa, como os verde-escuros e amarelos.

8. Evite bebida alcoólica.

9. Beba água: 10 copos por dia.

10. Uma alimentação saudável e exercícios físicos vão lhe proporcionar peso mais adequado, além de ajudar no controle do diabetes. Converse com o médico para escolher a atividade física mais adequada para você.
 
 Referências bibliográficas


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