.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Nos acertos e erros com a bomba de insulina!

Faz um tempo que não atualizo nossa dia a dia com a bomba de insulina aqui.. recebi alguns e-mails me perguntando, pela falta de tempo vou copiar alguns momentos que postei na página do blog no Facebook, para ler os comentários na íntegra é só clicar no logo abaixo..

Entre erros e acertos..

6 de fevereiro
Foi dia de troca de cânula e cateter, não tive tempo de trocar durante o dia e no começo da noite tb não deu. Resolvi deixar a troca pra qdo eu voltasse da aula de Inglês. Assim que cheguei o João estava sem a bomba fazia uns 15 minutos, numa brincadeira o Julio enroscou a mão no cateter e puxou tudo, machucou um pouco no local onde estava a cânula. Enfim troquei tudo.. O João começou a reclamar que a nova cânula estava doendo, falei pra esperar um pouco e ver se melhorava, nada.. Troquei novamente.. estava dobrada, machucou um pouco.. fiquei com dó dois locais doloridos e uma hiper de 280.. vou monitorar mais vezes essa noite e ver se ficou tudo bem.. fazer o quê.. isso faz parte.

7 de fevereiro
Devido ao que aconteceu ontem com a troca de cânula monitorei mais vezes essa noite, ainda bem pois de manhãzinha uma hipo enquanto dormia, corrigi e ficou tudo bem! Glicemias: 280/ 242 / 309 / 195 / 53 / 60 / 111.
Ah no meio da noite a bomba apitou: pouca insulina, desliguei o bip e vou por outro refil na hora do almoço, espero que dê até lá.

8 de fevereiro
João Pedro chegou da escola ontem com a glicemia em 435 mg/dl.. esqueceu de medir e mandar a insulina na hora do lanche, eu corrigi e ficou bem depois. Mas olha o interesse com a bomba conectada no corpo ele esqueceu.. ou seja a mesma parece que já é uma extensão de si.

13 de fevereiro

As últimas trocas de cânulas estão sendo uma surpresa.. na última semana o Julio arrancou tudo, o João reclamou, até comentei aqui numa conversa com a Nicole que ia comprar o anestésico, mas o João não quis. No final de semana foi tudo beleza na troca. A próxima era pra ter sido ontem eu esqueci completamente, lembrei hj pq a bomba apitou que tinha pouca insulina. Troquei todo o conjunto de infusão bonitinho, qdo fui tirar a outra cânula estava um pouco inflamado e bem vermelho (foto), sangrou um pouco e o João não reclamou de nada, mas acho que ficou assim pq eu passei do dia.. Como vcs fazem pra não esquecer?

Ainda nesse dia...

Peripécia do João Pedro antes de jantar! Mediu a glicemia, falei põe 50 g de CHO e manda o bolus de insulina. Ele: 'mãe deu erro de comunicação'... fui ver bomba desconectada, tomou banho e esqueceu de conectar, hoje foi dia!

17 de fevereiro
Trocamos o local da cânula, até então estávamos colocando somente na barriga, hoje foi no bumbum. Perguntei se doeu, o JP disse que não só foi picadinha, entendi que no bumbum foi mais confortável.

19 de fevereiro
É errando que se apende neh!
No domingo postei uma foto que tinha mudado o local de aplicação da cânula, a Nicole me explicou que coloquei no local errado (coloquei no músculo e pode ocorrer hipo), agora sim! Valeu pela dica Nic!

20 de fevereiro
Hiper, hiper, ontem foi dia de hiper 53% acima das metas.. hj acordou vomitando, algo tá acontecendo.. vamos pra mais um dia de expectativas e monitoração. Pelo menos não posso reclamar de rotina! O bom é que se as glicemias baixarem muito, peço pra ele desligar a bomba e fico mais tranquila em relação a hipo, vamos ver como será durante o dia.. (aqui seria interessante ler os comentários na página do blog)

Ainda nesse dia: Saiu a glicada do João 6,9! As últimas foram 7,2 e 7,1.
Não foi um valor muito diferente dos outros, mas o uso da bomba já demonstrou sua eficácia, inclusive nas hipos ainda temos algumas, mas não como antes. A indicação da bomba foi justamente por causa disso, muita hipo sem sintomas e de repente hiper. Acho que estamos no caminho certo!!

21 de fevereiro
Passando rapidinho pra dizer que o João melhorou, ainda está reclamando que a barriga dói um pouco, mas bem melhor. Apresentou variações glicêmicas durante a noite valores entre 412 e 70, durante a manhã teve números aceitáveis máximo de 152.
Pelo jeito não teve nada haver com o diabetes mesmo e nem com a bomba e sim algo orgânico. Amanhã iremos ao Endocrino final de test drive, vamos ver como será a avaliação.
Foquei tanto no João ontem que esqueci a consulta do meu pequeno no Orocentro da Unicamp , onde faz acompanhamento da boquinha. Agora correr e ver se consigo remarcar.. mãe tb esquece [rsrsrs]!

Aqui foi coisa dos meninos (21/02):

Hoje foi dia dos meninos aprontarem todas! O João me pediu se podia filmar o irmão com o celular, pra ficarem quietos um pouco eu dissei que sim, qdo terminou me falou: "Mãe é pra página do blog viu põe lá". Achei tão bacana a atitude dele, claro que tinha que postar!


Por enquanto é isso!

Volto a falar a bomba de insulina entrou no momento certo em nossos vidas, tanto o João quanto eu estávamos prontos para aceitá-la, nem todos se adaptam. O melhor tratamento é aquele que surte resultado pra você, independente da terapia, o seu médico é o seu melhor guia para o tratamento confie nele!

2 comentários:

  1. Estava com saudades das postagens....quem nao tem face, fica desatualizada !!!!rsrs
    Feliz por tudo estar dando certo
    Bjos

    ResponderExcluir