.

domingo, 14 de setembro de 2014

A história de vida de Rian

Sempre aprendendo a cada dia, nunca estamos sozinhos e formamos uma grande família, a cada depoimento encontramos um pouco de nós.

Fiquem com a história de vida de Rian, enviada pela mamãe Elisabete.

"Olá Silvia!!!

A história do meu filho Rian Fernandes Da Costa começa assim: em 1995, nasce um lindo bebê que veio trazer mais alegrias a nossa família, sou mãe de dois meninos... um com 26 e o outro com 18 anos!!!

Então, aos dois anos e três meses de vida o Rian foi diagnosticado com câncer de Wilms bilateral nos rins, foi um grande susto para nós... pois este câncer é muito raro e atinge crianças de 0 a 3 anos de vida e 5% dessas crianças no mundo todo desenvolve nos dois rins... começa aí a nossa guerra pra salvar nosso amado filho, foi um tratamento difícil e dolorido, chegamos a pensar que ele não resistiria devido ao tratamento ser tão forte e ele tão pequeno e indefeso... 

Mas graças a Deus tudo correu bem, ele fez a cirurgia, continuou o tratamento por um período e depois acompanhamento de três em três meses, por assim foi até ficar uma vez por ano no Instituto da criança no hospital da Clínicas de São Paulo, hoje faz acompanhamento no (ITACI) Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.... Também localizado em São Paulo, no qual Rian participou da campanha para a construção desse hospital que atende crianças de outros estados do País.

Mas, devido ao tratamento realizado anteriormente, veio a ter o Diabetes Metlitus tipo 1 aos treze anos de idade! Outro susto para nós...ver nosso filho insulinodependente pro resto da vida!!! Eis que o Rian nos surpreende novamente e toma consciência da situação sem grandes esforços da nossa parte, nos surpreende por ter escapado de um câncer e não era a diabetes que o iria tirar de circulação!!!

O Rian sempre nos surpreende com a sua força, fez isso aos dois anos e três meses quando escolhia qual mãozinha as enfermeiras iriam aplicar a quimioterapia sem choro nenhum.... eu é que me acabava em lágrimas e ele só dizia assim: "Não chora mamãe". Já estou me emocionando novamente!!! 

Querida, a vida nos prega peças e nós mães temos a difícil missão que é educar nossos filhos no caminho do bem, jamais queremos vê-los sofrer não é verdade? Mas nem sempre é assim: mas digo a você minha querida... A diabetes nada mais é que a disciplina nos chamando a responsabilidade com o nosso corpo.... Meu filho sempre diz assim: "Quem manda nela sou eu.. nada que com exercícios e alimentação de três em três horas não consigam resolver". A Hemoglobina Glicada dele é de 6,2 e já fazem cinco anos essa guerra... graças a Deus até agora ele esta vencendo!!!

Esta fazendo faculdade de Educação Física e muito feliz!!!

Nota: os médicos dizem o diabetes pode ser por causa do tratamento contra o câncer, pois a quimioterapia para combater o câncer poderia também lesionar o pâncreas, assim como acaba afetado outros órgãos também. Mas isso é só uma hipótese.... Os médicos tentam encontrar um explicação pra dm.....mas ninguém sabe realmente o por que né? Tem criança que já nasce com o dm.. conheci uns pequeninos lá no hospital que já tinham que conviver com as picadinhas diárias de insulina. o mais novinho tinha 9 meses.

Elisabete, mãe do Rian"


Para saber mais sobre o câncer de Wilms clique aqui.

2 comentários: