.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

[DICA] Fixador para cânula - bomba de insulina

Sempre estamos por aqui para compartilhar informações e dicas para melhorar nosso dia a dia, a querida Audrey mamãe da linda Marina de 6 anos DM1 e usuária de bomba de insulina já esteve por aqui em alguns posts, veio com um detalhe bacana: o "tegaderm", vamos conhecer o que é isso..

Tegaderm é o nome comercial de um curativo estéril de filme transparente que pode ser usado por mais tempo do que os curativos com gaze e fita, permanecendo por até 7 dias, reduzindo os gastos com materiais e diminuindo substancialmente o risco de trauma de pele causado por remoções repetitivas de adesivo, além de ser resistente à água, não sendo necessário a remoção para banhos ou outros procedimentos. 

É um produto de uso hospitalar, pode ser encontrado em algumas farmácias especializadas e em qualquer local que vende produtos médicos hospitalares, aquelas casas que vendem próteses. Existem outros similares no mercado.

Tá ok, e você deve estar perguntando onde entra isso em nosso dia a dia, a Audrey encontrou um uso ótimo para esse fixador, muitas vezes no calor, na piscina ou por outro fator as cânulas descolam antes do tempo ocasionando uma troca precoce, então veja aí a super dica da Audrey.

"Há meses atrás, as trocas de cânula na Marina eram feitas de 2 em 2 dias, se deixasse para o 3º dia eram várias hiperglicemias no decorrer desse dia.

Mesmo com essa troca sendo de 2 em 2 dias, ao retirar a cânula antiga, notava algumas vezes um caroço na região que demorava para desaparecer. Algo precisava ser feito pois o rodízio que fazia até então (bumbum e flancos) precisava abranger mais áreas como barriga, braço e coxas.

Marina é um garotinha super, mega, blaster, ultra ativa. Ligadona no 220volts. Tinha receio de principalmente a cânula nos braços e coxas se soltarem com facilidade. Dividi esse receio com a Juliana Baptista (a nutri que nos acompanha e que também é usuária de bomba) e ela deu uma alternativa que foi a solução dos meus problemas: fixar sobre o adesivo da cânula um outro adesivo, o tegaderm ou outro similar.

Fizemos um recorte no centro do tegaderm para encaixar na parte fixa do adesivo da cânula para ser possível a retirada cateter/bomba no banho.


Ainda estou usando essa técnica quando coloco a cânula na coxa e braço, me deixa segura.


Quando vamos para a piscina também uso nas outras regiões: a cânula no banho não desprende, mas quando há imersão (pelo menos com a gente) descola com mais facilidade.


Hoje fazemos rodízios em todas as regiões. As trocas voltaram em 3 e 3 dias e os caroços também não reapareceram.

A última foto é uma cânula antiga que quando fui retirar saiu tudo junto – para fixar o adesivo primeiro se aplica a cânula na pele e só depois coloca-se o tegaderm por cima."

9 comentários:

  1. Onde vc Compra os Adesivos ?? Qual o Tamanho que usa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aimeê eu não usei ainda, a Audrey já usou vou pedir pra ela te responder e vc pode comprar em lojas como essa do link http://www.fibracirurgica.com.br/curativos/tegaderm

      Excluir
    2. Oi Aimeê. Na receita médica quando a advogada deu entrada no processo da bomba da minha filha foi pedido para a fixação do sensor de glicose. Uso o 6 X7 mas recorto as laterais também para ficar mais facil na retirada
      Se encontra fácil nem casa de materiais hospitalar - essas casas ficam ao lado de hospitais, aquelas que vendem protese, cadeiras para banho, sabe? Vende-se de todos os tamanhos e também por metro que fica mais em conta.
      Existe também na intenet:
      http://lojadocurativo.com.br/products/HYDROFILM-FILME-TRANSPARENTE.html
      http://www.vitaesaude.com.br/categoria/curativos/filme-transparente/
      http://shoppingprohospital.commercesuite.com.br/loja/produto-315037-216-curativo_de_filme_transparente_opsite_flexigrid_6_x_7_cm_smith
      http://shoppingprohospital.commercesuite.com.br/loja/busca.php?loja=315037&palavra_busca=tegaderm

      Excluir
  2. a cara de sapeca da Marina é a melhor!!!adoooro

    ResponderExcluir
  3. Sil, a médica da Laura prescreveu também, pq ta descolando demais. pra colocar entre a pele e o catéter. a gente vai aplicar o catéter sobre o tegaderm. Mas ainda nem recebi o material, depois conto mais.
    beijo
    Yara
    ps: Audrey, a Marina é uma fofa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplicando o tegaderm diretamente e depois a cânula pode dar certo tb, nos conte depois Yarinha!!!
      Beijo

      Excluir
  4. Ah Yara, coloca-se primeiro o tegaderm na pele e depois aplica a canula encima??

    Conta se ficou bom viu. Super curiosa aqui.

    ResponderExcluir
  5. Sim, aplicar diretamente na pele acho até melhor

    ResponderExcluir