.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Teste de Glicemia Obrigatório JÁ!

Nada pior, quando ocorre uma tragédia, a constatação de que ela poderia ter sido evitada por algo extremamente simples que, por razões muitas vezes incompreensíveis, ninguém teve a ideia que levaria a evitá-la. A morte de uma pessoa por erro de diagnóstico é triste, ainda mais no caso de algumas crianças, com diabetes, como ocorreu há pouco.

Diabetes tipo 1 aparece na infância e constitui 10% dos casos. Com pouca informação e com uma ideia muitas vezes equivocada de que crianças não sofrem dessa doença, é comum que DM1 seja a última das opções possíveis em um elenco de doenças mais comuns, consideradas na hora do diagnóstico. E se o diagnóstico demora, consequências graves podem ocorrer, assim como o óbito.

Como isso seria evitado? De uma forma muito simples!
Nos atendimentos de emergência, existem protocolos, ou seja, procedimentos de ação pré-determinados que informam ao médico a condição do paciente e, assim, ele pode rapidamente tomar decisões que evitem ou tirem aquela vida de uma situação de risco.

Se o teste de glicemia for incluído entre os protocolos, não apenas tragédias serão evitadas, como muitas pessoas que nem imaginam estar com diabetes (o que é comum entre os DM2), poderão ter seu diagnóstico antecipado e, consequentemente, tratamento adequado, antes que sejam surpreendidas com algumas das complicações decorrentes da falta de controle.

O grupo Blogueiros de Diabetes está batalhando para isso, para que o teste de glicemia seja um protocolo nos atendimentos de emergência.
O que é o teste? Um rápido furinho no dedo para obtenção de uma gota de sangue e, 5 segundos depois, o resultado. É tão simples, que até uma criança de três anos consegue fazer sozinha!

O grupo preparou um vídeo com adultos e crianças demonstrando como é simples e rápido o exame de glicemia. São poucos segundos que podem salvar uma vida. Vale a pena ver e, acreditem, o Julio, de três anos, está lá, fazendo a sua parte! Faça também a sua e compartilhe, divulgue e, sobretudo, assine a petição e nos ajude a tornar o teste de glicemia obrigatório.




Assinem a petição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário