.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Porque tenho diabetes?


O que você faria se seu filho te perguntasse isso do nada? Difícil de responder né!

Por mais que a gente explique e faça o melhor, nunca saberemos exatamente o que vai na cabeça de nossos pequenos.

O João me fez essa pergunta.. comecei relembrando o que é diabetes, sobre o pâncreas que para de produzir insulina.. mas não foi o suficiente, ele me rebateu dizendo que isso já sabia, mas que queria saber o porque aconteceu?

Fui sincera falei que o porque realmente eu não sei.. mas que existem pessoas pesquisando sobre isso, que talvez um dia saberemos..

Perguntei se era importante para ele saber disso, se tinha algo que o estava incomodando? Respondeu que não.. que só queria saber porque algumas pessoas tem diabetes e outras não.. ai respondi: você tem amigos que usam óculos, outros tem alergia de alimentos e animais, lembrei de uma amiguinha que tem asma e usa a bombinha.. ele ficou pensativo e falou é mesmo né mãe.. e eu tenho diabetes!

Bingo percebi que estava se sentindo diferente dos amigos, nessa conversa ele mesmo chegou a conclusão que ninguém é igual a ninguém, o assunto ficou nisso, só conclui com ele que o importante é a gente aprender a ser feliz com aquilo que temos!

Conforme as perguntas forem surgindo procuro responder sempre com a verdade!

E você o que responderia se teu filho te perguntar: Mãe porque tenho diabetes?

6 comentários:

  1. eu responderia a mesma coisa q vc! amei

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvia, tudo bem?

    Acho que a maneira que respondeu ao João foi perfeita!
    O mais importante é deixar claro que todo mundo tem seu jeito, todo mundo é, de alguma forma, diferente das demais pessoas. E é isso que torna o mundo um lugar legal.
    O diabetes não é culpa de ninguém, não é castigo, nem presente...simplesmente é uma maneira da criança ser única. Assim como quem usa óculos. Assim como quem tem asma. Assim como quem tem olhos azuis, ou castanhos, ou é ruivo. Cada um é cada um - porém todos são especiais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo.. penso dessa maneira e sempre procuro fazer o melhor!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Bem dificil, mesmo essa resposta,eu ainda não sou mãe e sou diabetica e acho que nunca fiz essa pergunta pra minha mãe, mas eu diria olhando nos olhinhos do meu filho que: "é pra você ser mais doce do que já é e todos te amarem mais do que já te amam". E falaraia sobre a abelha rainha que devido o mel, todos a amam pq ela é doce...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que com o amor que respondemos faz toda diferença! Um abraço

      Excluir