.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Falta de medicamentos, insumos e insulinas, onde reclamar?

Na semana passa fiz um post sobre o assunto que está rolando nos grupos de diabetes, algo está acontecendo, mas exatamente o que o governo vai fazer ainda não sabemos.

Pesquisei muitas coisas na internet, li muito, falei com várias pessoas nesses dias.. aqui na minha cidade fui no posto onde retiro as tiras e lancetas, fui no órgão da prefeitura onde pego a lantus e na farmácia onde recebo a novorapid por processo administrativo, consegui até falar com a Farmacêutica  que trabalha na Prefeitura, por aqui o abastecimento continua normal [ainda bem!] e pelo jeito vai continuar.. mas como me disseram as pessoas com quem falei.. "não podem afirmar que sempre será assim"..

Usando as palavras de minha querida amiga Kath do blog Diabetes & Você "crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas diabéticas dependem destes medicamentos e insumos..." e sabemos que em muitas cidades e estados do Brasil a distribuição não é efetiva..

Pensando nisso.. gostaria de saber o que fazer para ajudar? Uma ideia que parece sensata é a união de todos,  para mostrar e provar para o governo de uma forma geral quais as melhores opções de tratamento.

Mas como essa união ainda não acontece.. penso o seguinte cada um que tem a falta de medicamento e insumos em sua cidade, deve reclamar.. sim reclamar nos lugares apropriados como as Associações, se não houver, nas Ouvidorias por exemplo, faça por telefone, por escrito, pela internet, existem vários meios, ou se a falta for generalizada para várias pessoas e porque não fazer barulho na imprensa, pequenas ações fazem a diferença! É a minha opinião e é o que eu faria no momento se estivesse faltando aqui.

A Sarah postou esse recadinho na página do blog dela no Facebook  Eu, meu filho e o Diabetes, estou deixando aqui como dica!

Se você não reclamar de todas as formas possíveis, ninguém vai reclamar por você!

Para reclamações online: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1624

ou pelo telefone 136, mas atenção tenha todos os documentos em mãos inclusive o Cartão do SUS e um detalhe registre a mesma reclamação tanto na página da internet quanto pelo telefone.


  • Finalizo com um pensamento de Charles Chaplin que cabe a este post!

    "Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

6 comentários:

  1. Oi Silvia,
    Adoro seu blog, seus textos.
    E sim, estamos juntas para lutar pelos nossos diabéticos.
    Parabéns!
    Silvânia Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!!!
      Bom te encontrar por aqui..e não tem como ser de outro jeito neh,eh nossa vida!!
      Um beijão!

      Excluir
  2. Ana 11 de julho de2013 01;05
    oi!!!muito bom encontrar pessoas como vcs!!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Sempre que quiser estamos por aqui!
      Um beijo

      Excluir
    2. Bom Dia! so hj vi seu blog muito interessante...sou diabetica ha 38 anos..muito bem cuidado sem nenhum problema epois de tantos anos...mas..me vejo hj numa situacao dificil..sem insulina Lantus ha um mes ...fiz varias reclamacoes ate pessoalmente no juridico da secretaria estadual da saude fui tratada como lixo...ai eu me pergunto..como pode sabendo q corremos o risco de morte eminente ou consequencias de ficar sem insulina nos tratarem desta forma..a resposta q tive foi seguinte SOMOS INCOPETENTES PARA RESOLVER SEU PROBLEMA PROCURE A PROCURADORIA DO ESTADO.. nossa pelo amo,,, pago tantos impostos..ja fiz meus comentarios e indignacao em todos os lugares possiveis e imaginaveis...enfim...fui a procuradoria e eaguardo um mandado de seguranca...pq nao çposso mais comprar ja compresi 2 frascos esse mes cerca de 600,00..ninguem merece...desculpe foi so um desabafo

      Excluir
    3. Oi Telma, seja bem-vinda em nosso espaço. Fico feliz que conviva bem com o dm, cuidando se vive bem.
      É uma pena que isso ocorra na saúde né, só que mesmo sendo humilhante temos que insistir e continuar, só cobrando as coisas vão mudar.
      Não sei se vai te ajudar mas enquanto vc aguardar tem um programa chamado Alcance onde vc pode obter desconto na compra da insulina e se vc não tiver a caneta de aplicação para a lantus eles te fornecem grátis, liga lá 0 800 703 00 80 (pode ser ligação de celular). Tem um outro programa que chama Estar Bem onde vc tb pode conseguir descontos na compra de insulinas, esse ainda não conheço, mas quem sabe 0800-771-8700 .
      Me conte depois se deu certo ai em sua cidade na Procuradoria do Estado.
      Um beijo e boa sorte!

      Excluir