.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Meu filho corrigindo hipo sozinho..

Aconteceu.. mas não era pra ter sido assim..

Nosso final de semana foi super ativo, no sábado a tarde tivemos a festinha junina do Julio na escolinha, a noite pizza na casa de amigos e no domingo teve o almoço de aniversário dos meninos.
Então não paramos e eu como mãe e organizadora de tudo menos ainda.. sempre somos a que mais trabalha e a que menos descansa..

Pois então nem preciso dizer que estava cansadíssima.. o João Pedro nos últimos dias tem tido muitas glicemias abaixo de 50, 60, sempre corrigindo e normal. Na hora de dormir ontem depois do dia cheio de movimento um 52 no glicosímetro, corrigimos como se deve, medi mais tarde e fomos dormir com uma glicemia ótima 145. O irmãozinho acordou várias vezes a noite, estava muito agitado pelo dia cheio de novidades, fui pegar no sono mesmo de madrugada.. foi ai que aconteceu..

O João acordou com glicemia em 192, achei um pouco alta e até comentei com meu marido que gostaria de saber o porque.. sempre meço a glicemia as 6h30 e em seguida aplico a lantus e dou um leitinho no copo de bico, basicamente ele nem acorda e volta a dormir.

Fui trabalhar normal, depois minha mãe me ligou como sempre passando a glicemia na hora do café, calculei a quantidade de insulina pra ele aplicar e pronto. Agora na hora do almoço deu um 38, corrigimos, almoçou e começamos a conversar sobre assuntos aleatórios, ai ele vira e fala "mãe de madrugada eu tive uma hipo" - a minha indagação ?? - ai ele me explicou.. quase morri de susto..

Meu filho acordou de madrugada por volta de 3h40 com sintomas de hipo, foi na cozinha sozinho mediu a glicemia que estava em 48, comeu dois pacotinhos com 3 unidades cada de bolacha Belvita e voltou a dormir.. Meu marido não acordou e nem eu.. imperdoável.. isso explica o 192 as 6h30.

Gente isso não pode de maneira nenhuma acontecer.. uma criança corrigindo hipo sozinha de madrugada.. por mais maduro que ele tenha sido eu estou sem ação ainda diante do ocorrido.. sem comentários pra mim..

Por mais cansada que eu estive, não justifica.. conversei muito com ele, pedi pra me acordar sempre, mesmo que esteja dormindo, falei do que pode ocorrer e coisa e tal, ele bem na dele, fala.. ah mãe tudo bem se acontecer de novo eu te chamo, numa tranquilidade incrível..

Mais um capítulo e mais um aprendizado em nossas vidas.. o resultado da hipo.. que não me deixou dúvidas da veracidade das palavras de meu filho..

24 comentários:

  1. Q lindo, o Joao. Susto mesmo, Sil, mas susto bom! Acho q como vc pediu, ele vai te acordar, mas ele foi mto maduro, coisa linda!
    Bj
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está amadurecendo mesmo Yara..
      Lindo meu!!
      Beijos pra vc!!

      Excluir
  2. Acontece sim!!! Fique feliz que ele se virou sozinho, por mais assustador que pareça. Quando ele estiver dormindo fora de casa, numa festa ou num passeio ele vai saber como se virar. Fica calma e não te exige tanto!!Essa foi só a primeira vez...beijoss Ele já é um homenzinho, e muito corajoso e determinado. Que orgulho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez de outra né Simone!!
      Tenho orgulho sim!!
      Beijos

      Excluir
  3. Parabéns ao João Pedro! Isso significa que ele recebeu os seus ensinamentos, os dos profisisonais que o acompanham e fez direitinho!
    Excelente iniciativa de conversar com ele sobre acordá-la nas próximas vezes sem cobrar enfaticamente, nem brigar. Sim, Silvia, sei que é difícil mas ele está crescendo e ficando independente - é preciso ir se acostumando!!!
    Fica tranquila - o João Pedro está no caminho certo!
    Bom descanso do susto! Bjs. Jussara C. T. Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ju ele está crescendo em muitos sentidos..
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir
  4. Nossa...estou estarrecida...imagino vc como a mãe não deve ter se sentido...cada dia sei q é um aprendizado e essas criaturinhas de Deus nos surpreendem...bjs para vc e o João.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo isso Silvia!!! É assim mesmo! Ele fez aquilo que tinha que ser feito! Parabéns pra ele! Bj!

    ResponderExcluir
  6. silvia sempre acompanho teu blog, e me ajuda muito, vc faz contagem de carboidratos né? sei que a dieta é individual, mas só pra comparação quantas doses vc usa no João para quanto de carboidratos? então em média quanto de insulina usa de manha, almoço e jantar, e quanto da basal lantus, agradeço se puder me responder, bjs.
    marcia,
    obs: meu filho tem 12 anos e 42kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!

      É bom podermos ajudar de algumas forma..
      Fazemos a contagem sim, pro João da seguinte forma:
      café da manhã - 1 ui de insulina pra 15g de CHO
      almoço - 1 ui pra 20 CHO
      jantar - 1 ui pra 25 de CHO
      Agora qto aplicar de novorapid nessas refeições depende do que ele come.. da basal (lantus) estamos com 12ui de manhã.

      Excluir
  7. obrigada Silvia, meu filho usa 12ui da lantus a noite, vou usar essas referencias para ver se da certo e ficar atento as medições é porque por enquanto não fazia contagem, só substituições. agora nas férias é mais facil pois esta na casa, caso uma hipo ou hiper, mais fácil de corrigir.
    Deus abençõe vc e essa familia linda que vc tem, abçs.
    Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, obrigada!
      Converse com seu Endocrinologista sobre a contagem, ele vai te passar direito as orientações depois vc me conta.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Sílvia,não se cobre tanto assim,também somos filhas de Deus,e ele cuida de nossos anjinhos!A Hipo realmente tira o sono da gente, mais uma hora ou outra ele ia ter que se virar sozinho,que bom que correu tudo bem!parábens pra ele,que não quis te assustar e te acordar,um homenzinho!!!!Um grande abraço obrigada pela visita ao meu blog! Minha Doce Marcela!BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia que bom te ver por aqui..
      Com certeza cuidada sim..
      Vc viu tenho um mocinho!!!
      Nos vamos trocando figurinhas!!
      Beijos pra vc e Marcela

      Excluir
  9. Oi Sílvia bom dia!A título de curiosidade queria saber qual a medicação que seu filho usa???bjinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia
      E usa as insulinas de caneta.. a basal Lantus e a ultrarrápida (novorapid) pra cobrir o bolus nas refeições..
      Bjo

      Excluir
  10. oi Sílvia te incomodando de nov...vc consegue esses medicamentos de graça ou tem que comprar???bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Natalia..
      A Lantus eu consegui na Prefeitura a novo rapid por Protocolo Administrativo..
      Se preferir pode me mandar um e-mail no sil_onofre@hotmail.com que eu repondo sem problemas ;)
      Beijo

      Excluir
  11. Oi Silvia... Eu achei incrível o JOão corrigir a hipo sozinha e vc tem q continuar estimulando isso. ISso é o auto-cuidado que tanta gente sempre fala. Pode não dar tempo de te acordar, amiga. Ele tem q corrigir sim e pode te acordar DEPOIS !! Uma coisa que me preocupou um pouco foi ele ter corrigido hipo com bolacha. Isso é perigoso. Você precisa combinar melhor com ele o que ele deve comer, deixar mais fácil, deixar o aparelho no quarto dele com algo do lado pra correção. Precisa ser um carboidrato simples, sem farinha, sem gordura... senão pode ser que um dia, abaixe mais antes de subir. Nem todinho, sem suco ades... Água com açúcar, mel, sachê de glicose, as plastilhas de glicose... isso é o ideal pra corrigir rapidamente, principalmente de madrugada. Parabéns pro João! Parabéns pra você também, que tá conseguindo passar a informação pra ele de uma forma bem clara! Curta essas conquistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nic
      Como eu estava falando com a Ana outro dia eu estimulo bastante, mas a minha preocupação maior foi exatamente essa no que comer ao corrigir a hipo, pq nos sabemos exatamente o que acontecer.. mas agora já conversamos, expliquei tudo direitinho pra ele e tb já temos um "kit de sobrevivência" para hipo no quarto dele, tudo a mão pra facilitar.. Obrigada amiga, muita coisa eu aprendi com vc e estou aprendendo!! E eu curto sim cd momento. Bjão

      Excluir
  12. Nossa... não consigo conter as lágrimas.. por vc não ter sido acordada, por ele ter sido maduro em corrigir, por nós mães de diabéticos..
    Sei que vai passar meu chororò mas isso mexe demais comigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Samira nossos pequenos nos surpreendem, vc está no começo dessa caminhada, muita coisa ainda vai acontecer, curta cada momento.

      Os ruins vc deixa ir embora e os bons vc guarda na memória.

      Conte conosco, ok!

      Um beijo

      Excluir