.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mais uma visita ao Endocrino

Pois é ontem foi mais um dia visita ao endo, o João adora quando temos que ir ao consultório dele, por ai dá pra imaginar o profissional maravilhoso que está cuidando de nosso filho!

Desde meados de março pra cá como relatei em um outro post, o João teve algumas altas nas glicemias, foi o motivo pelo qual começamos efetivamente com a contagem.

Sempre que vamos a está consulta conversamos bastante, mas vou resumir o que falamos:

- Lua de mel: definitivamente chegamos ao final, foi bom enquanto durou!!! Durante esse tempo, fomos atrás de informação, já imaginava que seria assim no seu final, glicemias altas, ajustes nas doses e sempre monitoramento. Mas vou dizer que quando aconteceu fiquei um pouco assustada,na verdade muito,  imagina ver 200, 300, 400 no glicosímetro e você aplicando insulina e parece que nada de melhorar, mas é assim mesmo, até que encontramos as doses certas.

- Ajuste nas doses de insulina: cada organismo é um, então o tratamento é individualizado para cada criança. Quando começamos tudo, aplicava a basal uma vez ao dia e pronto. Depois além da basal, comecei com a ultrarrápida pra correção. Mas mesmo assim não funcionava, então passamos administrar 1 unidade da novorapid pra 20 gramas de carboidratos. Hoje já estamos no seguinte: basal 12 ui de manhã; ultrarrápida no  café da manhã 1 ui pra 15 de CHO, no almoço 1 ui pra 20 de CHO  e no jantar 1 ui pra 25 de CHO. Lembrando que essas unidades são para o João Pedro, cada criança é uma, então somente o profissional pode definir esses ajustes.

- Atividade física: o João é uma criança muito ativa, então percebi que quando ele prática atividade no dia seguinte na maioria das vezes não tenho que aplicar a ultrarrápida. Falamos sobre este assunto e no caso dele é isso mesmo, como geralmente faz atividade no final da tarde, é um dos melhores horários pras glicemias, tem um papel muito importante, elas ficam ótimas, então dependendo dos resultados dos dextros e do que ele ingere não aplico. Mas como ele frisou bem, tem que ficar atenta, monitoramento constante.

- Exames todos maravilhosos, dentro da meta. Ele gostou da glicada de 7,1, pois como disse pegamos um período critico neste último trimestre. Mas eu questionei de voltarmos pra faixa dos 6 na glicada, falou que seria ótimo, mas se mantermos esse último resultado tb está bom.

Sobre a virose, nos orientou como o pediatra, alimentação leve, muito líquido, monitoramento constante da glicemia e observação. No final ficou contente com todos os resultados e por o João estar ótimo.

Num momento em que o João não estava presente, me disse que é um de seus pacientes que mais rapidamente aceitou e se adaptou ao tratamento do diabetes. Feliz por tudo, só prova que estamos no caminho certo!

6 comentários:

  1. Fico feliz por vcs Silvia... a Gi tbm aceitou bem o tratamento... e isso ajuda muito... que bom que os exames estão todos bem, sinal de que vc está no caminho certo né? beijão enorme..Deus abençoe vcs e que o João fique bem logo...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Du

      A gente sempre quer o melhor pra eles né! E Gigi é um amor de criança, melhoras pra ela tb!

      O João já melhorou muito, só que não está comendo quase nada, até emagreceu um pouco, mas logo ele se recupera.

      Beijos pra vcs tb!

      Excluir
  2. Oi Silvia, boa tarde!

    Graças a Deus que o João esta super bem, glicada 7.1 esta muito bom claro como pais queremos na casa dos 6 mas como você mesmo falou estamos fazendo o melhor.

    Em relação as dosagens fazemos o seguinte com a Mariana, pela manha 11 da Levemir e 1 Novorapid para 45 de CHO, no almoço conforme resultado do dextro + uma aplicação da novorapid normalmente 1 unidade, depois de duas horas no lanche novamente dextro + uma aplicação novorapid e assim vamos até o lanche para ela dormir sempre de duas ou três horas de diferença.

    Ontem cheguei em casa a Mariana estava dançando como uma doida ai parei e agradeci a Deus por nossos filhos não ter nada + grave pois a diabetes sabemos controlar muito bem.

    Tenha um ótimo feriado para toda a família e na quarta estamos de volta.

    Bjs
    Silvano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvano!!

      Nossos docinhos são sapecas de mais né!!! E eu adoro isso!!!!

      Feliz pela Mariana estar bem!!!! Sabe que hj agradeço muito pelo diabetes ter entrado em nossas vidas, trouxe tanta coisa boa, crescemos tanto e aprendemos mais ainda. Nos tornamos pessoas melhores!

      Um bom feriado pra vcs tb, até quarta.

      Bjs um especial na Mariana!

      Excluir
  3. Olá Silvia, sou mãe do Pedro de 7 anos, com diabétes a 3 meses, e gostaria de saber se seu filho toma insulina no lanche da tarde (escola), com é o monitoramento do seu filho na escola? Minha médica não me passou nenhuma orientação a respeito, ele toma de manhã, almoço e jantar...bjão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, espero que vcs estejam bem!

      Meu filho não usa insulina no lanche da tarde só qdo necessário, eu trabalho na escola onde ele estuda então fica mais fácil monitorar. Caso eu me ausente quem ajuda é a inspetora de alunos e a professora da sala de aula.
      Seu filho estuda em escola publica ou particular? Se for particular fica mais fácil, vc tem que conversar com a Direção da escola, explicar tudo direitinho e se possivel deixar pro escrito.. uma grande aliada pode ser a professora da sala de aula, não tem segredo tem que informar a escola e caso aconteça algo mais urgente pede pra te ligar.
      Caso vc se interesse tem alguns links que posso te passar com informações sobre diabetes na escola.
      O João Pedro usa insulina basal de manhã, a rápida no café, almoço e jantar e em outras ocasiões qdo necessário.
      Qquer dúvida me escreva e podemos trocar informações.
      Bjo pra vc e Pedro!

      Excluir