.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

[BLOGAGEM COLETIVA 7] Dia Mundial da Obesidade - 11 de outubro


Em 11 de outubro, data conhecida por ser o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, também é pontuado pelo Dia Mundial da Obesidade. A IASO - World Obesity Federation instituiu a data como oficial para alertar sobre o tema. 

A página no Facebook do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, administrada pela querida Lu Oncken diz o seguinte:

"Nós sentimos que agora é o momento certo para termos um único dia da obesidade, a fim de comunicarmos poderosamente sobre o impacto da obesidade na vida das pessoas, nos sistemas de saúde e economias e também destacar as iniciativas inovadoras que vem sendo realizadas em torno do mundo para combater a obesidade".

Dentre os objetivos do Dia Mundial da Obesidade estão:

- encorajar mais as associações e membros a realizar campanhas de elevado impacto mediático

- aumentar o entendimento público e formulador de políticas do desafio da obesidade, e o que pode ser feito para combatê-la

- compartilhar experiências nacionais de campanha para permitir a difusão das boas práticas.

A campanha se baseia em quatro pilares básicos: comer bem, beber água, movimentar-se e dormir bem.

Entre as crianças tem-se aumentado muito o número de pequenos obesos, a Abeso - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica  tem algumas dicas para os pais, 

Antes de tudo, se você tem filho, SEJA O EXEMPLO. Fazer junto é muito melhor do que dizer o que fazer.

Comer bem pode ser divertido!

Escolha um dia para que as crianças participem da preparação das refeições. Leve-os à feira-livre, por exemplo. Faça o preparo dos alimentos em conjunto. Faça a refeição à mesa, com a família reunida. Se possível, planeje as demais refeições. Faça listas de supermercado, para não exagerar nas compras. Tenha frutas, verduras e legumes em casa, à disposição, e visíveis para as crianças.

Beber água é fundamental para ter mais saúde!

Evite bebidas açucaradas. Não espere a criança ter sede para oferecer água, vá oferecendo aos poucos, ao longo do dia.

Gastar energia, brincando!

Ajude seus filhos a praticar atividades que requeiram esforço físico. Promova uma corrida de bicicleta, leve-os ao parque, junte os amiguinhos para jogos de futebol. Limite o tempo da TV, do computador ou smartphones. Essas atividades roubam tempo precioso que poderia ser usado para se exercitar.

Soninho Bom!

Criar uma rotina de sono é essencial para garantir mais saúde para o seu filho. Dormir bem ajuda a prevenir sobrepeso e obesidade. Os estudos científicos comprovam! 

OBESIDADE É DOENÇA E DEVE SER TRATADA COMO TAL, COM TODA DIGNIDADE E RESPEITO QUE A PESSOA MERECE.

Fonte



Agradecimento especial para a querida Lu Oncken que me socorreu no WhatsApp, repassando referências para o post. Obrigada Lu!! <3




2 comentários: