.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Hipoglicemias e a saga para conseguir uma bomba de insulina

Olá meu nome é Breno tenho 12 anos e 11 meses e sou DM1 desde dos meus 9 anos.

Passei por todos os tratamentos e insulinas, mas sempre foi tranquilo o controle, pois sempre utilizamos a contagem de carboidratos e minha glicemia sempre teve um controle dentro da média.

Mas no final de 2011, comecei a ter hipoglicemias constantes e sem motivo, fomos na nossa médica Dra Karla, refizemos os exames e tivemos o diagnóstico: Eram os hormônios da adolescência, que estavam chegando e bagunçando toda minha vida doce.

Bom de 2011 para cá minha mãe passou a ter um controle ainda mais rígido, e começamos a tirar nossa glicemia em 2 em 2 horas também pela noite, sim de madrugada, pois o risco de hipoglicemias são uma constante em nossas vidas.

No meio deste ano, minha mãe conversou comigo sobre a bomba de insulina, eu não queria de jeito nenhum algo acoplado em meu corpo, mas quando fomos a consulta com Dra. Karla, ela me explicou direitinho, que já tínhamos feito todos os tratamentos e nem assim não estava tendo eficácia e eu estava tendo risco de vida, comecei a mudar meu pensamento, devido ao controle preciso que eu teria, também eu e minha mãe começamos assistir os vídeos dos blogs das amigas dela do Facebook, que também tinham seus filhos com bombas de insulina (Minha Filha Diabética, João Pedro e o Diabetes, Jujuba Diabética, Vida Muito Doce, Eu, Meu Filho e o Diabetes, Diabetes &Você) e muitos outros, onde comecei a me interessar e vi que não era assim tão ruim assim minha mãe marcou o test drive, fez o pagamento e aguardamos a entrega.

Bom, o dia do teste da bomba chegou e conheci a Melissa Monteiro, educadora da Roche, foi muito legal e gentil comigo me explicando tudo e eu mesmo comecei a programar a bomba com o auxílio dela e estava gostando, depois me mostrou a bomba de insulina dela e me contou que também era diabética tipo 1 assim como eu, e o quanto a vida dela melhorou, instalamos e nossa foi um sucesso, adorei e nesse período não tive mais hipoglicemia, minha mãe dormia mais pela noite, e tudo ficou melhor.

Bom aí tivemos que devolver a bomba do teste e voltamos para as canetas de insulino (Lispro e Lantus) e as hipoglicemias voltaram.

Entramos com o processo via judicial, contratamos um excelente advogado (Dr. Eliezer) e minha mãe foi atrás de tudo, como minhas glicadas eram de 7 para menos, devido as hipoglicemias, aí começou o problema, como um Juiz que não era médico iria entender meu problema, pois geralmente o juiz fornece bomba em caso de hiperglicemia quando a glicemia está alta e geralmente tem uma glicada de 7,5 em diante e a minha era abaixo de 7 por causa das hipoglicemias e não porque eu estava bem.

Mas como eu tenho muitas hipoglicemias assintomáticas, isso é não sinto os sintomas só quando estou vendo tudo embaçado, ou estou quase desmaiando e tenho várias seguidas, comecei a faltar muito nas aulas, e estava prejudicando minha vida escolar, social, acampamentos, passeios e tudo o que mais gosto na vida...

A nossa médica fez um laudo detalhado da doença e de tudo que ocorria, anexamos os exames e entramos com a ação 10 dias depois da data do laudo médico, devido a um feriado e tivemos o pedido negado, a juíza atestou que  Diabetes não era tão grave e que demorou 10 dias do laudo... fora que pegamos uma juíza substituta, pois a que estava a par do processo tirou férias, e essa juíza que a substituiu era uma juíza eleitoral... que pelo jeito não sabia de nada e nem tinha o interesse de saber.

Bom minha mãe ficou arrasada e eu muito triste, mas nosso advogado pediu tudo que podíamos para provar o quanto eu estava necessitando daquele aparelho, fomos a escola que fez um relatório das faltas e o que ocorria comigo em sala, a médica fez novamente um novo relatório explicando com mais ênfase o que poderia acontecer comigo se tivesse uma hipo severa sem auxílio.

Bom, graças a Deus com esses documentos a Juíza (que voltou de férias) entendeu a gravidade e concedeu a liminar e ficamos muito felizes, minha mãe ficou imensamente alegre, como nunca vi todos nós choramos de felicidade por essa luta, que valeu a pena.

Para a nossa surpresa o telegrama chegou em 15 dias depois da liminar, informando que a bomba tinha sido comprada pelo estado, meus pais foram retirar na Secretaria da Saúde e para a nossa surpresa veio incompleto, recebemos a bomba da Roche e todos os insumos para o seu perfeito funcionamento, mas não veio o Smart Control e nem as fitas performa. Minha mãe ligou para o nosso advogado e ele entrou com o recurso e provavelmente venha em fevereiro quem sabe será meu presente de aniversário.

Bom o mais importante é que instalamos a bomba há uma semana, pois tiramos férias e fomos viajar para outro país e devido ao fuso-horário e todos os eventos e gasto de energia, não teríamos naquele momento a rotina necessária e nem os horários estabelecidos como teríamos em casa para a adaptação inicial, assim minha mãe e a querida Melissa, educadora da Roche, optaram por instalar no retorno mesmo sem o Smart Control, como já dominávamos a contagem de carboidratos, fator de sensibilidade e etc, aprendemos manualmente a inserir tudo na bomba e foi tudo muito tranquilo, estou craque, minha glicemia estável, na faixa dos 120, nenhuma hipoglicemia. Outra qualidade de vida e independência!

Espero que meu depoimento ajude as pessoas que necessitam da bomba de insulina por hipoglicemia, como foi no meu caso e não tenham medo, façam o teste da bomba, entrem na justiça, lute pelos seus direitos, que no final tudo dará certo.

Um grande abraço e um beijo de seu amigo doce

Breno Briet.

Um comentário:

  1. Isso aí Breno. Como dizem aqui na França, só os imbecis nao mudam de idéia.
    C a ajuda da sua mãe, vc foi capaz de mudar de ideia e valeu à pena!
    Parabéns!
    Yara

    ResponderExcluir