.

domingo, 14 de abril de 2013

Responsabilidade com o tratamento

Responsabilidade uma palavrinha extensa e que tem um peso significante.

Segundo o dicionário um dos significados da palavra responsabilidade é: "dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outrem".

Em qualquer situação da vida assumimos responsabilidades, não tem como fugir disso! Com o tratamento do diabetes não é diferente. Quando criança a responsabilidade do tratamento é dos pais. Os pequenos colaboram mas quem assume é o adulto. Tem um post  Ensinando os filhos a tomar decisões que fala um pouco no que as crianças podem ajudar.

Assumir a responsabilidade com o tratamento do diabetes é ir além de cumprir com a etiqueta solicitada pelo tratamento. Para manter os níveis glicêmicos dentro de uma normalidade, o diabético (criança ou adulto) precisa enfrentar uma série de desafios como já sabemos: mudança de hábitos de vida, cuidar do diabetes 24 horas/dia, cuidar da alimentação, fazer contagem de carboidratos, praticar atividade física regularmente, monitorar as glicemias, injetar várias vezes ao dia a insulina ou administração de uma bomba de infusão de insulina, e por ai vai..

Buscar informações pra uma melhor qualidade de vida, fazer valer os direitos de nossos filhos como cidadão diabético também é uma responsabilidade nossa de pais presentes e ativos.

Sim, se a criança diabética tem o direito aos insumos, medicamentos, insulinas e tratamento pelo SUS, devemos buscar junto aos órgãos competentes fazer valer esses direitos, é nosso dever! Dá trabalho com certeza, acordar cedo, pegar filas, preencher formulários, ir e vir, mas só assim assumindo essa responsabilidade poderemos mudar algo.

Não adianta somente reclamar, devemos levantar, assumir e agir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário