.

sábado, 20 de outubro de 2012

Primeira excursão com a escola depois do dm!

Hoje foi o meu dia de deixar o meu filhote bater asas.. com um aperto no coração ele foi..

No ano passado a escola fez uma excursão para o zoo de SP, mas fazia somente dois meses de diagnóstico, não me senti pronta para deixá-lo ir.

Quando recebeu a circular da excursão a primeira coisa que ele falou foi [Mãe dessa vez eu vou né!], fiquei uma semana com o papel na bolsa, depois de uma hipoglicemia severa a gente fica escaldada.. até que criei coragem e deixei pois seria somente meio período.

Eles foram no Rancho Oásis em Jaguariúna, a saída foi as 11h45 e a volta estava programa para as 18h, mas atrasou e chegaram por volta de 19h.

Quem acompanhou foi a Coordenadora, a professora do 4º ano e um monitor da empresa contratada , bom fiz da seguinte maneira..

Na quinta-feira fiz um bilhete conversei com a Mari [Coord.] e expliquei direitinho o que tinha que ser feito, o fato de eu trabalhar na Escola é mais tranquilo pra mim, pois acompanho tudo de perto, mas por outro lado somente eu lido com o dm, a inspetora ajuda ele a medir, mas as correções só eu quem faço, um fato para se pensar para 2013.. então quer dizer que por  mais explicado que tenho sido a Mari iria lembra-lo do que fazer, mas a autonomia seria dele de administrar.

Confesso que me segurei várias vezes pra não pegar o telefone e ligar pra saber como tudo estava, resolvi que não iria fazer isso e consegui..

Voltou feliz da vida com um sorriso gigante no rosto, falando que deu tudo certo. As glicemias ficaram em 106, 116, 41 e 158. Não falei com a Mari na hora, muitas crianças e pais em torno dela, pegamos o João e viemos embora.

Mais tarde ela me ligou em casa pra saber como o João estava, falei que tudo bem.. me passou o seguinte feedback: 'Mãe o seu filho já está pronto, ele soube direitinho o que fazer, os horários pra medir, conheceu todos os sintomas e soube administrar.. me deu parabéns pelo desempenho que o João demonstrou diante do diabetes'. Confesso que fiquei feliz... mas veja só antes do jantar fomos medir, surpresaaa hiper de 408.. 



Saldo do dia: a hipo ocorreu antes do lanche, não foi corrigida ele sentou e comeu direto, tomou suco normal, pelo menos isso.. a medição seguinte deu 158, então não foi necessário aplicar insulina, 'entre aspas', juntou o lanche e mais o que ele comeu no ônibus na volta sem correção, resultado a hiper de 408.. Dentro da possibilidade a Mari fez o que estava ao seu alcance e o João também, afinal por mais que ele saiba lidar com o diabetes é uma criança e não posso exigir uma autonomia que ele ainda não tem.

No bilhete coloquei somente as correções para hiper e hipo, achei mais fácil, mas numa próxima vez vou me inteirar do que será servido no lanche e anotar as quantidades de CHO, ficou a lição. E na próxima excursão se o João quiser irá com certeza, estou aprendendo a conviver com essas hipos..


2 comentários:

  1. Oi Silvia,

    Meus parabéns Silvia querida,

    Mas uma etapa conquistada,

    Acredito que deva ter sido muiiiiiiito difícil para você,

    Enfim deu certo,

    Um beijo gigante
    Audrey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fases que temos que passar e vamos aprendendo a cada dia!
      Um beijão

      Excluir