.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

[Protegendo nosso futuro] Escolha viver a vida!

Escolha viver a vida!

"Para mim, a melhor coisa que temos é a vida. E onde há vida - conforme o velho ditado - há esperança. Assim, talvez, se conseguimos escolher a vida, não será tão difícil quanto imaginamos... "
(do livro: Vivendo, amando e aprendendo, de Leo E. Buscaglia)

Esse post não fala de diabetes em si, mas das escolhas que podemos fazer pra viver melhor. Vou apresentar algumas figurinhas, tão diferentes, mas ao mesmo tempo com algo em comum.. a força de fazer o melhor e a escolha de viver a vida.

O meu primeiro convidado é um bombeirinho..

"O João Daniel tem 6 aninhos, e é uma criança maravilhosa. Espontâneo e genioso como ele só, conquista amigos por onde passa. Adora jogar Playstation e assistir desenhos, ama carrinhos e seu grande sonho é ser bombeiro e salvar vidas. 
E o sonho de salvar vidas se tornou real desde quando ele tinha 1 ano e 11 meses. Diagnosticado com Leucemia, ele tem sido um exemplo para todos nós, em sua luta pela vida, sem esmorecer, sem baixar a cabeça. Para o câncer, o menino mostra a língua e faz cara feia.. e sorri para a vida. Faz dela uma grande festa. E nos ensina dia após dia, que o Amor supera tudo."

O João fez um teste de compatibilidade e deu certo, vai fazer os exames finais no dia 10 de setembro e se tudo correr bem, vai ser marcado o transplante. "Dedinhos cruzados" - força João!! Fez o transplante e por enquanto tudo bem!!

Bombeirinho João Daniel - CAMPANHA JUNHO 2011, Doe Medula Óssea

Conheçam o João Bombeirinho no Facebook e em seu blog  João Bombeirinho e a Corrente do Bem.

Agora vamos lá pra Bahia..

"O Antônio é um bebê fofo de 18 meses nasceu com mielo.  A mielomeningocele constitui uma malformação congênita do sistema nervoso que ocorre no primeiro mês de gestação, ou seja, antes mesmo que a maioria das mulheres percebam que estão grávidas. Ela é a expressão mais grave da chamada falha de fechamento do tubo neural do embrião. Neste defeito, as estruturas da porção posterior da coluna vertebral não se fecham adequadamente, o que leva à exposição em graus variados do conteúdo do sistema nervoso da região afetada. Na mielomeningocele, a falha do fechamento ósseo forma uma saliência cutânea com exposição da medula espinhal e meninges na região lombar ou torácica.

Então o Antônio tem uma série de cuidados e tratamento pela frente, isso não desanimou sua mamãe Yanna, palavras dela 'sou apaixonada por Antônio, me dedico de corpo, alma, ossos e ideias a ele'. Criou um blog onde ajuda e troca vivências com outras famílias com a mesma condição e mais recentemente está nascendo uma Associação por suas mãos."

Antonio, Yanna e Bento

Para saber um pouco mais dessa história de amor e dedicação eis o blog  da Yanna Meu Filho tem Mielo.

Voltamos pro interior de São Paulo, para conhecer a Lorena, essa figurinha meiga ai ao lado!

"A Lorena tem quase 3 anos de idade, nasceu com SPR - Sequência de Pierre Robin, é uma sequência congênita de anomalias em humanos que pode ocorrer como uma síndrome isolada ou como parte de uma outra doença.

É caracterizada por uma mandíbula diminuída, retração da língua  e obstrução das vias aéreas superiores. O fechamento incompleto do palato (fenda palatina) está presente na maioria dos pacientes, geralmente possuindo a forma de letra U.

O papai Gabriel e a mamãe Karen tiveram que arregaçar as mangas desde o primeiro dia de vida dessa pequena, no começo foi complicado, mas depois as coisas foram se encaixando e resolvidas da melhor maneira. Criaram um blog e ajudam muitas pessoas com suas informações."

Lorena hoje está ai cheia de graça e de vida! Em seu blog tem toda sua história de superação: Minha filha Pierre Robin.

Fiz esse tour pra dividir a vivência dessas famílias, que assim como muitas outras tem muito há nos ensinar. Compartilhar cura feridas internas, como disse a Luciana outro dia em seu blog Viver com Diabetes e mais nos faz repensar certos objetivos, ruminar os acontecimentos e nos dá força pra seguir em frente de uma forma mais leve.

Não importa o que nos aconteça  em nosso dia a dia, mas a forma como vamos lidar com esses acontecimentos faz toda diferença. Há tempo pra se lamentar, chorar, gritar, sofrer.. mas há tempo para levantar, sorrir e agir, tudo depende de nós!

Meu filho tem diabetes sim, mas isso não é um fator limitante em nossa vivência, muito pelo contrário foi um estímulo, deixamos o que era velho pra conhecer o novo, aprendendo um pouco mais todo dia. Com educação e prevenção ele pode tudo!

Então o futuro de nossos filhos está nossas mãos, essa responsabilidade é nossa - educar e prevenir - palavras chaves pra uma vida saudável e melhor. Escolha viver a vida!

8 comentários:

  1. Silvia, muito obrigada por ter se lembrado de nós, são momentos como este, de compartilhar, de compaixão, de amizade, que me dá cada vez mais forças! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é um exemplo de força Yanna!
      Um beijo pra vc e outro nos pitocos!

      Excluir
  2. Que bonita postagem Silvia...tem muitas famílias boas por ai lutando por um dia a dia melhor para seus filhos!É bom ler...
    É bom trocar experiências...So eu sei o quanto me fez bem criar o blog e seguir outros tantos como o seu!
    Grande bj

    ResponderExcluir
  3. Amei, Sil, como sempre
    Lendo isso, fiquei pensando nas "famílias normais", ou seja, que nao têm nenhum desses problemas, de saúde, nas crianças. Nunca achei nenhuma vantagem, mas nenhuma mesmo, na Laura ter diabetes. Mas q a gente aprende como a gente pode ser forte, que a gente aprende a ser mais humanos, aprende a se doar mais, sem menos egoísta, sim, isso a gente aprende! E... A GENTE CONHECE UM MONTE DE GENTE BACANA!
    Beijo,
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso neh Yara.. um monte de gente bacana assim como vc!
      Um beijão

      Excluir
  4. olá Silvia...que bacana, gostei bastante da sua iniciativa...obrigado por sempre se importar com a saúde da Lorena...sempre me escrevendo e sendo extremamente atenciosa conosco...muito obrifado e tudo de melhor pra vida de toda sua família...abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lorena merece, é uma gatinha mais que especial!
      Abraços pra vcs ;)

      Excluir