.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Primeira autoaplicação de insulina

Na terça feira (03/01) o João Pedro passou o dia todo na casa de minha mãe e quando fui buscá-lo no final da tarde disse que queria dormir na casa da vovó, antes do diagnostico ele sempre dormiu lá.

Mas desde o diabetes é a primeira vez que ele pede para dormir fora de casa. Fiquei um pouco apreensiva antes de responder pois ele não quis aplicar insulina sozinho, sou eu quem aplico todo dia as 6h30min, ele só usa a basal.

Perguntei para ele: "Se você ficar quem vai aplicar a insulina?"
A resposta:  "Eu, né mãe!"
Ai eu pensei "Como assim, ele???"
Falei: "Então quer dizer que quando quer, consegue?"
Ele: "Eu sei aplicar, aprendi olhando você!"
Enfim ficou lá, apesar de minha preocupação. Conversei com minha mãe expliquei tudo para ela, mas pedi para deixar ele fazer primeiro e se necessário intervir.

Ontem de manhã (04/01) as 6h40min minha mãe liga, falando para eu não me preocupar. Adivinhem??? O danadinho aplicou sem problemas, minha mãe falou que ele fez rapidinho. E enquanto preparava a caneta explicou tudo para vovó como tinha que ser.
A glicemia antes de dormir foi 180 mg/dL e de manhã 130 mg/dL, achei um pouco alta, nos encontramos somente depois do almoço com glicemia em 237 mg/dL, não fiquei questionando, sei que ele abusou um pouco da alimentação, mas como ele se saiu direitinho nos cuidados não comentei nada sobre isso.

Desde o começo do diabetes o João sempre foi compreensivo, reclama as vezes, lógico é uma criança. Mas leva tudo numa boa,  os testes de glicemia, a controle da alimentação, a atividade física, sempre conversamos e chegamos num acordo, não proíbo nada, explico o porque quando não pode e ele sempre acaba entendendo.

O nosso único empasse no início foi a aplicação da insulina, porque sempre teve horror de agulhas, as primeiras foram difíceis. Mas com o tempo ele acabou se acostumando. Tentei várias vezes conversando para ele fazer a autoaplicação, nunca quis. 

Por este motivo me surpreendi na terça-feira, mesmo preocupada resolvi dar um voto de confiança para ele e deu certo.Acredito que cada criança tem o seu tempo, algumas antes, outras depois, chegou o momento dele e se saiu muito bem, agora mais confiante e porque não dizer um pouco mais maduro também.

Fiz um post sobre isso antes no facebook Bate-Papo Diabetes e tive vários comentários que me ajudaram, obrigada gente!!

9 comentários:

  1. Bom dia Silvia.

    Isso é otimo pra ele (um pouquinho chato pra voce mas tem que superar). Lembro a primeira vez que apliquei insulina em mim e vou confessar que foi uma tarefa dificil demais. Quando aprendi a aplicar a enfermeira que me ensinou foi extremamente rigorosa e eu fiquei uns 15 minutos ali na tentativa. Quem aplicava insulina em mim era minha mãe e lembro que foi dificil pra ela. Depois da primeira vez fica mais facil e com certeza ele ainda vai passar por situações que precise enfrentar a diabetes sozinho e é bom que ja vá aprendendo. Fico feliz e até um pouco emocianado de ler estas historias parecidas com a minha.

    ResponderExcluir
  2. oi Silvia, parabéns para o João Pedro, pela coragem, percebo pelos teus relatos que o João esta na fase lua de mel, meu filho foi diagnosticado dia 11/01/2011 e ficou por oito meses aplicacando só a lantus, aos poucos começou usando a rapida 1U a noite até agora com praticamente 1 ano de diabetes pois se não aplicar a rapida a noite antes do jantar amanhece alta. abrçs.
    carla

    ResponderExcluir
  3. corrigindo... ele usa a insulina ultra rapida 1U antes do jantar.
    carla

    ResponderExcluir
  4. Eu perguntei para ele se doeu, ele falou que não! Vê se pode e eu toda preocupada!!!!
    Só que hj ele não quis aplicar sozinho, fizemos um acordo, um dia eu e no outro ele.
    Mas como vc disse foi bom pq ele ainda vai enfrentar outras situações em que não estou por perto.

    Abraços e tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, td bem?

    Ele ainda está nesta fase sim, vamos ver quanto tempo vai durar!!!!!
    Nestes últimos dias, tivemos algumas medidas altas, mas foi por causa do período de festas, hj ele tem endocrino, vamos ver como vai ser.
    Quantos anos tem seu filhote, vc é do grupo Bate-Papo Diabetes???

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. silvia qual o tratamento do João Pedro?

    ResponderExcluir
  7. Oi Vania!!

    Por enquanto somente a Lantus 9 ui por dia, como as glicemias estão se mantendo na média, não há necessidade ultrarrápida ainda.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. oi Silvia, meu filho tem 12 anos, 41 quilos, e toma 10U de lantus, já estamos completando 1 ano de diabetes dia 11, o endocrino disse que ele ainda esta na fase lua de mel, pois só toma a ultrarrápina apenas no jantar, não faço parte do grupo de bate papo por enquanto, parabéns pelo blog, acompanho todo dia o desenvolvimento e "aventuras" do João Pedro, Deus abençõe vc e tua família e obrigada por dividir tuas experiências, abçs.
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla!!!

    Obrigada por aparecer aqui sempre, e a ideia do blog é essa mesma, a troca de experiências!!!

    Se vc tiver face me adicione.

    Beijoss pra vc e seu filhote!

    ResponderExcluir