.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ontem foi dia de Endocrinologista!

Antes de comentar sobre a consulta do João Pedro, vou falar um pouco de seu tratamento, pois tem algumas pessoas no facebook me perguntando sobre o mesmo.

Ele faz acompanhamento com Nutricionista mensalmente e com o Endocrinologista trimestralmente, quando necessário sempre nos comunicamos, por telefone, e-mail ou mesmo pessoalmente.

Quando descobrimos o diabetes ele começou a utilizar a insulina NPH, fomos com ela de junho até agosto. Ele estava tendo muitas hipoglicemias. Por este motivo passou a utilizar a Lantus.

Começamos com está insulina em setembro, foi um pouco chato para corrigir as doses, fizemos uma postagem anteriormente sobre isso. Depois que acertamos as doses as medidas de glicemias ficaram ótimas!

Como as glicemias dele se mantém na média, não vimos ainda a necessidade da contagem de carboidratos e nem o uso da insulina ultrarrápida entre as refeições.

Outra questão, como ficaram as refeições? Desde o diagnostico os líquidos passaram a ser diets, o achocolatado também, come fibras, legumes, arroz parboilizado (não gosto do integral, acho muito seco), verduras (somente couve e brócolis), frutas ainda não consegui um acordo, somente o suco natural, pão integral, entre outros. Ingere também as famosas guloseimas (salgadinhos chips, chocolates em barra normal, balas, sorvete, etc), mas de vez em quando e sem exageros, conseguimos isso conscientizando o João com várias conversas, nunca proibimos nada, sempre explicamos o porque ele acaba entendendo. Enfim a alimentação é normal e o mais saudável possível.

Ele mede a glicemia de 4 a 6 vezes ao dia, essa é uma tarefa dele, faz sozinho desde os primeiros dias. Até hoje não medi a glicemia dele de madrugada nenhuma vez e sempre deu certo.Ele corre, brinca e pula muito, faz futebol, aliás não para quieto (rsrs), e com isso gasta muita energia, acredito que esse é um dos fatores que ajuda no controle de suas glicemias.

Agora, tudo são flores? Claro que não!!! Ele é uma criança e como tal, reclama e muito, chora, faz birra, é teimoso, as vezes precisar ficar um momento sozinho, assim como nós, mas no final sempre chegamos num acordo. O que ajuda é que o João é uma criança inteligente, sempre está perguntando o que não entende ou se ouve alguma coisa nova até me pede para ajudá-lo a procurar na internet sobre o assunto para explicar para ele.

Bom esse é o João, uma criança como outra qualquer!!!!
Vamos falar um pouco sobre a consulta, como citei acima as médias de glicemias estão ótimas, teve algumas hipos e hipers no meio do caminho, mas nada muito relevante.


O Dr. Ivan  fez um exame completo no João e tudo normal! Contamos sobre a autoaplicação, ele achou ótimo, um sinal de amadurecimento e responsabilidade. Sobre o triglicérides que achei um valor baixo, está dentro da normalidade, a colestrol LDL (ruim) e HDL (bom) está 1 para 1, ou seja excelente. A glicada da primeira vez estava com 12, agora ficou em 6,6.

Os exames apontaram uma discreta diferença no tamanho das hemácias (não me lembro agora o nome correto que constava) do João, então ele solicitou uma consulta com um Hematologista, só para confirmar. Nos tranquilizou a respeito, falou que pode se uma caso de  "Talesemia minor", tem haver com genética, caso se confirme para o João não vai influenciar em nada, mas os seus filhos sim, então seria uma prevenção para vida adulta e por coincidência os exames do Julio de rotina apresentou a mesma coisa, então vou levar os dois. Mas não estou preocupada com isso.

Bom no geral meu "azulzinho" está bem, tudo dentro dos conformes, como dizem! Estou feliz pelo progresso do João no tratamento, espero que continue sempre assim!!!!!
Dr. Ivan e João

17 comentários:

  1. Que bom Silvia!!!! Ótimas noticias!!!!!
    Ele vai continuar assim sim!!!!!!!
    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!!

      Espero que sim!!!!! Pelo menos estamos caminhando para isso!!
      Beijoss

      Excluir
  2. Que bom!!!
    Equilibrio traz um bom controle!!!
    Vocês tem antecedentes em paises banhado pelo mediterraneo? para diagnosticar esse é um dos fatores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!

      Estamos indo...
      Minha avó veio da Itália e por parte paterna também o bisavô é dela.
      Beijos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe escrevi muito rápido e esqueci de corrigir.
    Vou repitir.
    Querida Silvia te perguntei sobre o tratamento do João porque acho ele bem controlado e sempre tentei isso com o Dani e não dei certo.Minha vida foi muito atribuldada e passavamos fome ,imagina ter produtos diet.
    O Dani sempre foi muito indiciplinado,estou sempre pegando no pé dele e explicando.saio muito para resolver cituações jírídicas e de saúde e não tenho ninguém aqui em casa que ajuda,dependo sempre que ele fique atento .Procuro ensinar-lo a se conhecer e cuidar .Ele mesmo mede e aplica as insulinas já há um bom tempo.
    Abraços e beijos no João ,ele será um grande homem ,pois tem uma grande mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, acredito que vc está no caminho certo com o Dani, e ele é uma criança inteligente, só o fato de aplicar a insulina já ajuda muito.
      Tenha um pouco mais de paciência, com o tempo ele vai assimilar tudo.
      Beijosss

      Excluir
  5. Que maravilha, tudo está a correr pelo melhor.Bjs
    Mafalda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom né Mafalda!. Vi que o seu Feijãozinho ficou melhor, fiquei feliiz!
      Beijos

      Excluir
  6. oi Silvia apesar da diferença de idade do Felipe(meu filho) com o João acho que eles são bem parecidos, a salada predileta é o brócolis, o Fe gosta do arroz integral mas tem que ser o arroz prato fino, este não fica duro, é bem gostoso,´tbm não fazemos contagem de carboidratos pois ainda esta na fase lua de mel, fez o exame da glicada agora no mes de dezembro e o resultado foi 5,0. tento aprender o máximo que posso para ensina-lo para que no futuro ele tenha conciência do perigo de uma diabetes mal controlada, tbm come chocolate, sorvete, claro sem excessos,
    Hoje sou uma mãe mais confiante, em enfrentar esta luta com meu filho graças a estes abençoados blogs de crianças diabeticos pois quando saí do consultório medico, na época do diagnóstico eu era puro desespero, o primeiro blog abençoado foi jujuba diabetica, e agora procuro todo dia seguir como estão estes anjos inclusive o João que foi diagnosticado mais tarde mas consegui aprender muito com tuas informações passadas aqui no blog, Deus abençõe vcs. abçs
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!!!
      Então o Felipe tb gosta de brócolis!!!! A glicada dela ficou ótima e tenho certeza que vc está no caminho certo, ele vai ser um jovem consciente com certeza!! A história dele é bem parecida com a do João.
      E que bom que está mais confiante! Como disse antes a ideia do blog é essa mesma, trocar experiências, fico feliz de poder ajudar de alguma forma.
      Beijos e fique com Deus!

      Excluir
  7. Olá, Silvia...

    Que bom que o tratamento está dando super certo. Torço muito pelo João e sei que tem vezes que realmente não é fácil. Que tudo continue assim e que esse negócio das hemácias não seja mesmo nada demais!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!!!!

      Tb fico feliz pelo tratamento dele!!! Ele tem uma consulta em fevereiro com o Hematologista, assim que tiver novidades posto aqui.

      Beijos

      Excluir
  8. Bom dia Silvia, obrigada pela sua visita, Feliz Ano Novo para vc. e toda sua família, saúde para seu filho, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sidney

      Eu sempre visito seu blog, tem coisas linda sempre!
      Obrigada e um ótimo 2012 pra vc tb!!
      Beijo

      Excluir
  9. Silvia, que legal que seu filho é quem faz o auto monitoramento. É uma responsabilidade que ele tera durante algum tempo então é bom que aprenda desde cedo.

    Quanto as medições de madrugada nunca gostei pois se tiver um pouco alta voce pode acabar se preocupando e tomando alguma decisão errada e aplicar insulina(apesar de ele não usar a ultra rapida) e causar uma hipo.

    Voce viu esta semana no Facebook algo a respeito de uma possivel cura para o diabetes tipo 1 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcio

      Eu acredito que quanto antes ele aprender, melhor, pois se torna mais independente também! E ele até gosta que seja assim.
      Eu vi sim, li uma matéria mais completa neste endereço

      http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/celula-tronco-de-cordao-umbilical-atenua-diabetes-tipo-1-em-estudo.html

      até pensei em fazer um post sobre isso, mas como ainda não consegui formar uma opinião a respeito, vou esperar mais um pouco.

      Abraços

      Excluir